top of page
57393868_2268734160074311_4846706899447447552_n.jpg

QUEM FOI SÃO JUDAS TADEU

São Judas Tadeu, também conhecido como Judas Tadeu, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, sendo frequentemente invocado como o santo padroeiro dos casos desesperados e das causas impossíveis. Ele é celebrado pela sua fé inabalável e pela sua dedicação ao serviço de Deus.

Segundo os relatos históricos, São Judas Tadeu pregou o Evangelho em diversas regiões, espalhando a mensagem de Cristo e realizando milagres que testemunhavam sua proximidade com o Divino. Sua devoção e coragem o tornaram uma figura respeitada entre os primeiros cristãos, mesmo diante das adversidades e perseguições.

A devoção a São Judas Tadeu cresceu ao longo dos séculos, especialmente devido aos relatos de intercessões poderosas em momentos de extrema dificuldade. Muitos fiéis recorrem a ele em situações onde todas as esperanças parecem perdidas, confiando na sua intercessão junto a Deus.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Instagram
57393868_2268734160074311_4846706899447447552_n.jpg

História Da Igreja

A Paróquia São Judas Tadeu foi criada por Dom Gilberto Pereira Lopes. Seu primeiro pároco foi o Padre Fidelis Nulle, da Congregação dos Agostinianos da Assunção (Assuncionistas). A criação da paróquia deu-se devido ao trabalho pastoral realizado no bairro Vila Lemos desde 1972. Os católicos da Vila Lemos tinham construído uma igreja, ainda não terminada, e comprado uma casa paroquial na Rua João Ramalho, n° 81. Os serviços religiosos já estavam funcionando. A nova paróquia recebeu a comunidade dos religiosos assuncionistas que vieram atender a mesma e formar uma comunidade vocacional. Os assuncionistas chegaram ao Brasil em 1935, e em Campinas  no ano de 1981 e se estabeleceram na Vila Lemos. Os mesmos queriam uma implantação pastoral na periferia. O  Conselho de Presbíteros aprovou e logo foi iniciado o processo de criação da mesma que  foi concluído no dia 26 de fevereiro de 1982. Quando a Paróquia São Judas Tadeu foi fundada, ela atendia aos seguintes bairros: Vila Lemos, São Fernando, Paranapanema, Jardim Carlos Lourenço e jardim Santa Eudóxia. Havia a capela São Judas Tadeu que deu o nome à paróquia na Vila Lemos, Sagrada Família no Jardim Paranapanema e Divino Espírito Santo no Jardim São Fernando. Com o passar do tempo houve um grande crescimento populacional e a necessidade de criar novas comunidades. Em 1983 foi integrada à Paróquia a comunidade Cristã Vila Orozimbo Maia a pedido da mesma e do Pe. Ferraro, pois até aquele momento a comunidade era acompanhada pastoralmente pela comissão de CEB’s. Atualmente a Paróquia São Judas Tadeu é formada por 12 (doze) comunidades: Divino Espírito Santo (Jd. São Fernando), Maria de Nazaré (Jd. Itatiaia), Nossa Senhora Rainha da Paz (Jd. Tamoio), Sagrada Família (Jd. Paranapanema), Sagrado Coração de Jesus (Jd. Carlos Lourenço), Santa Luzia (Jd. Andorinhas), Santa Mônica (Jd. Itatiaia), São Francisco de Assis (Jd. Itatiaia), São João Batista (Jd. Nova York), São Judas Tadeu (Vila Lemos), São Lucas (Vila O. Maia) e São Lourenço (Jd. Carlos Lourenço). Todas as comunidades buscam responder à realidade local em sintonia com o objetivo geral da Igreja de Campinas e da Paróquia. A paróquia conta ainda com a presença da vida religiosa feminina composta por duas congregações que são: Irmãs da Ressurreição e Oblatas da Assunção.

bottom of page